" Minas Beats e Rimas - Mantendo...."

terça-feira, agosto 15

MADMOISELLE X MC KAPA

www. HHZPAIN.net: Site de Hip Hop (na verdade um coletivo) referência na Espanha, na qual grande maioria dos artistas da cena estão inclusos. Nossa madmoiselle "one" Srta. Juss, fez contato e amizade com um dos idealizadores deste site/coletivo (Mc Kapa), e esperamos que um dia a junção Hip Hop Brasil/Espanha/Portugal seja concretizada em um single. As portas já foram abertas para nosso Mcs. Quem sabe?!
Na constante busca de informações sobre a cultura Hip-Hop, cheguei ao Mc Kapa, direto da Espanha, mais precisamente de Galicia. Representando “HHZPAIN” com uma proposta que aproveita a similaridade de nossas línguas, propõe uma parceria Brasil e Portugal. O propósito é o mesmo, a denuncia é a mesma: Galegos e brasileiros na mesma sintonia! SrtaJuss: Como começaram a se interessar pela cultura Hip-Hop?
Kapa: O nosso interesse pelo Hip-Hop, surgiu de maneira individual, eu aqui en A Coruña, Fernando e Gus (outros membros e redatores de hhzpain) en Madri, por ser na Espanha, e trabalhar cada um de nós, em diferentes iniciativas, apostamos em uma nova iniciativa. HHZPAIN, pode-se dizer que cada um teve uma historia própria e típica, cada um trabalhou e abriu caminhos, pelo seu lado, ate nós juntarmos. SrtaJuss: Qual é a formação dos integrantes do grupo?
Kapa: HHZPAIN é um coletivo. Juntamos pessoas que não tinham necessariamente uma base musical: Gus trabalha com produções, e djing; Fernando não faz musica, eu canto de uma maneira descontraída, sem me preocupar demasiado com a repercussão do meu trabalho. Temos também pessoas encarregadas do desenho, grafifi e tal... SrtaJuss: Quais foram as influências musicais de vocês?
Kapa: Mmm....... gostamos muito do trabalho da Costa Oeste, a old skool é um som mais que gansta, mais rap, preferimos o trabalho underground. Todo trabalho bem feito, também estamos muito interessados no trabalho experimental do Anticon...,Além de muitas influências, Masta Ace, Talib Kweli SrtaJuss: Quais os tipos de assunto que abordam em suas letras?
Kapa: Somos muita gente e temos gostos variados. No meu caso, gosto de falar do que vejo todos os dias, e de criticar as posturas que considero, que não coincidem, com a realidade.......... digamos que gosto de ter os pés na terra, O trabalho de grupos próximo a idéia do nosso, podem ver no: *www.boamistura.com também no campo do graffiti.
PS: *boamistura.com - recomendo. Ótimos trabalhos, traços, e sátiras c/ a polícia local. SrtaJuss: O que acha da cultura Hip-Hop aí na Espanha? Para que lado esta caminhando?
Kapa: Há uma evolução muito positiva desde o 2000, os caminhos foram enormes. Começamos a achar uma estrutura mais sólida, mas que tem muito à melhorar em profissionalidade. Porém a trajetória ascendente continua, com mais s publico e tal. Há pouco tempo, o grupo SFDK com seu novo disco, alcançou o terceiro lugar em vendas. SrtaJuss: Existe diferenças ou rivalidade entre os grupos que atuam por aí?
Kapa: Existem diferenças no estilo, já que são varias cidades que se concentra a metade do Hip-Hop espanhol (Madrid, Barcelona, Sevilla, Zaragoza) e ao redor delas existe um conjunto de grupos, mais não uma rivalidade agressiva, mas sim de "quem faz o melhor disco", e esta é uma rivalidade lógica no hip-hop, Em geral todas as colaborações, são habituais na Espanha, pode-se dizer que nos conhecemos todos. SrtaJuss: É legal esta rivalidade de força positiva, mas falo também de pensamentos diferentes em relação a produção de músicas sem muito conteúdo ou até violentas, somente para vender disco e ganhar dinheiro?
Kapa: Não. Pouca gente ganha dinheiro aqui na Espanha e os que ganham dinheiro são produtos gerados nas multinacionais, mas não os reconhecemos como verdadeiro hip-hop. Como é lógico, existem raps mais violentos e menos também, porém isso depende da personalidade do mc, e não de uma vontade de fazer dinheiro. SrtaJuss: O que conhece do Hip-Hop brasileiro?
Kapa: Mmm... não conheço muito, mais gostaria de conhecer muito mais. Tenho conhecidos que trabalharam no graffiti e nas pixações aí. SrtaJuss: Quem?
Kapa: Ah Os Gêmeos e no campo do rap...........escutei Racionais e mais grupos que não lembro o nome agora. SrtaJuss: Solte o verbo e fale sobre os eu trabalho.
Kapa: O nosso trabalho parte de Galiza, por transmitir o rap da nossa área e apoiar o trabalho em galego, a nossa língua, em colaboração com Portugal. Nós gostaríamos muito de juntar mais Portugal e Galiza. Já o Brasil, não conheço muito, mas gostei do que escutei. O trabalho em Portugal é muito forte e consideramos que na nossa região temos uma ponte entre o mundo portugues/brasileiro e espanhol e os consideramos na nossa região. SrtaJuss: Com certeza a semelhança na língua ajuda, mas o que mais considera como semelhança?
Kapa: Como Portugal e Espanha foram feitos da mesma região até a independência definitiva de Portugal, nossa cultura é muito semelhante com a do Brasil, seria interessante o contato através do atlântico, a colaboração Espanha/latinoamerica esta crescendo e funciona muito bem. Não vejo nenhuma razão para não colaborar, pois sempre será positivo.
Esta foi uma conversa minha com Mc Kapa do coletivo HHZPAIN no começo do ano passado, mas a idéia continua bem atual e o que mais achei legal é que estamos todos no mesmo corre, que o cenário é igual em todos os lugares: HIPHOP como cultura formadora de opiniões, abrindo horizontes e ultrapassando fronteiras.. Prazer! SrtaJuss ou Madmoiselle (como quiser) estreando na nova versão do MINAS BEATS E RIMAS. Ou Revoir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial